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Sketchup 8: da modelação ao render
Esgotado!

Curso
4, 5, 11, 12 Abril 2014

OBJECTIVOS

SketchUp é uma ferramenta de modelação tridimensional muito intuitiva e acessível, com um vasto conjunto de aplicações, das quais se destaca, na Arquitectura e Construção, o apoio à concepção e à comunicação do projecto, através de modelos 3D rápidos de desenvolver e manipular, com inúmeras possibilidades de visualização ajustadas às diferentes fases de um projecto. Esta é uma ferramenta que pode ser utilizada por arquitectos e estudantes de arquitectura, mas também por outros projectistas- desde urbanistas e paisagistas a designers de produto e decoradores-, na concepção e visualização dos seus projectos desde a fase mais inicial de estudo, levantamento e esboços, até às fases finais de apresentação e pormenorização, facilitando a comunicação do projecto junto dos seus diversos intervenientes. A versão base do SketchUp, gratuita, tem como principal funcionalidade a modelação e a criação de imagens e de animações a partir do modelo, e permite a criação dos modelos tridimensionais também a partir de fotografias ou elementos desenhados, assim como o enquadramento de modelos em fotografas de contexto ou em mapas georeferenciados, a aplicação de materiais e simulações de iluminação natural, entre muitas outras funções. A versão comercial, SketchUp Pro, acrescenta uma maior capacidade de integração com outras plataformas de CAD e modelação e inclui uma ferramenta específica para comunicação e apresentação do projecto, LayOut.  Existem também cada vez mais aplicações associadas ao SketchUp (como plugins ou de forma autónoma) que aumentam as suas capacidades de ferramenta projectual e de comunicação, nomeadamente nas áreas da renderização, iluminação, sustentabilidade, eficiência energética, etc. adaptando-a ao perfil do utilizador.
Num contexto económico complexo e difícil, ter todas estas possibilidades de criação de modelos geométricos complexos com elevado potencial de resolução antecipada de problemas conceptuais e de execução, usando uma aplicação informática multi-plataforma (Mac OS X e Windows) de elevada performance com uma versão base gratuita, com todas as principais funções disponíveis, é uma importante mais valia. O curso SketchUp 8 | Da modelação ao render, pretende conferir as competências necessárias para a utilização do SketchUp desde a fase inicial da modelação até à criação de simulações foto-realistas- renders - com aplicação de materiais e iluminação, por recurso a plugins específicos.

 

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Manual de Funcionamento da Formação da OA

Ficha técnica do curso

Ficha de inscrição



OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

  • Identificar as principais características e vantagens da aplicação SketchUp
  • Identificar e localizar as principais funcionalidades e comandos da aplicação SketchUp
  • Utilizar os principais comandos de controlo de visualização dos modelos
  • Utilizar os principais comandos de criação de formas bidimensionais e tridimensionais
  • Compreender as vantagens da organização dos ficheiros/modelos para o processo de concepção
  • Criar grupos e componentes
  • Obter componentes externos e gerir os componentes do modelo
  • Criar, activar e visualizar secções de modelos
  • Identificar e aplicar as diversas formas de visualização do modelo
  • Atribuir cores, texturas e materiais às superfícies
  • Criar novas texturas e materiais
  • Criar cenas no modelo
  • Exportar imagens e criar animações do modelo
  • Utilizar comandos de modelação de terrenos
  • Utilizar um plugin de renderização para criação de imagens foto-realistas


PROGRAMA

Módulo 1 | Interface e modelação básica

  • Apresentação do SketchUp e conceitos de funcionamento
  • GUI (Graphical User Interface) do SkecthUp:
    menus, comandos, atalhos de teclado
  • Controlo de visualização
  • Criação de formas bidimensionais
  • Criação de formas tridimensionais
  • Comandos e processos de modificação de formas

Módulo 2 | Organização do ficheiro de trabalho

  • Estrutura do ficheiro
  • Grupos e componentes
  • Biblioteca de componentes e recurso ao 3D Wharehouse
  • Organização em layers

Módulo 3 | Modelação de Terrenos
 e Superfícies Complexas

  • Criação de superfícies de terrenos
  • Modelação de terrenos a partir de curvas de nível
  • Implantação de edifícios em terrenos
  • Ferramentas de transformação de superfícies de terrenos
  • Outras utilizações para as ferramentas de modelação de terrenos

Módulo 4 | Visualização do modelo

  • Utilização de secções
  • Visualização de sombras e controlo da iluminação natural
  • Materiais:
    Atribuição de cores e texturas
    Atribuição de materiais existentes
    Criação de novos materiais
  • Estilos de visualização:

    Atribuição de estilos de visualização
    Edição de estilos de visualização
    Criação de novos estilos de visualização
  • Criação e gestão de cenas:
    definição de pontos de vista e propriedades para cada cena
  • Criação de animações a partir das cenas
  • Exportação de imagens e vídeos com as ferramentas próprias do SketchUp

Módulo 5 | Maxwell for SketchUp (render)

  • Utilização do plugin Maxwell for SketchUp:
  • Instalação e utilização do plugin
    Ajuste dos parâmetros base
    Edição de materiais
    Produção de imagens


AVALIAÇÃO

De acordo com os critérios de avaliação definidos pelos formadores, serão emitidos os seguintes certificados:

- um certificado comprovativo da frequência do curso aos formandos que não tenham cumprido os critérios de avaliação estabelecidos;
- um certificado comprovativo de aprovação no curso aos formandos que tenham cumprido os critérios de avaliação estabelecidos.

A avaliação é realizada ao longo do desenvolvimento de cada um dos módulos e diz respeito aos indicadores (comportamentais e técnicos), que o formador identifica como sendo os necessários para avaliar a prestação de cada formando.

A avaliação final traduz-se na observação da capacidade de aplicação de conhecimentos considerando os seguintes critérios: 60% para a avaliação e 40% para assiduidade.



HORÁRIO
sextas-feiras, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
sábados, das 9h30 às 13h00


DURAÇÃO
21 horas

DESTINATÁRIOS

Arquitectos, Arquitectos estagiários, estudantes e designers.

Pré-requisitos para a frequência do curso:
Computador pessoal com Sistema Operativo Windows ou MacOS.



FORMADORES

João Martins
João Martins nasceu em 1977 e tem um percurso académico e profissional diversificado, entre as áreas das Artes Performativas e do Design e Arquitectura, com bastante experiência como formador e consultor em Tecnologias de Informação e Comunicação. Frequentou a licenciatura em Arquitectura da Universidade do Porto e trabalhou como desenhador e maquetista, tendo depois enveredado por trabalho mais especializado na área da comunicação gráfica no sector da construção.



LOCAL
UP! Unidade Empresarial de Paranhos: Rua do Tâmega , 4200-502 Porto

PREÇO

valores isentos de IVA, ao abrigo do artigo 9º do Código do IVA)

Não membros: 260,00 €
Membros efectivos OA: 195,00 €
Membros OA com redução de quotas, arquitectos-estagiários, estudantes (10% desconto): 175,50 €

Outros descontos (não acumuláveis):
10% para membros efectivos OA e outros técnicos que formalizem inscrição até ao dia 21 de Março;
15% de desconto para membros estagiários*, membros efectivos e não membros na inscrição em 3 acções de formação, ou mais, no mesmo ano civil.

*sobre o valor praticado para membros efectivos da OA

 



INSCRIÇÃO

Para proceder à inscrição no curso, envie-nos a ficha de inscrição preenchida (disponível do menu: "Formulário de inscrição") por correio electrónico para formacao.continua@oasrn.org, por fax para o n.º 222074259 ou por correio postal para a seguinte morada: R. D. Hugo, n.º 5/7, 4050-305 Porto.



DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO
31 Março 2014

N.° LIMITE DE INSCRITOS
min: 10 | máx. 16

 


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