

'As questões de eficiência hídrica assumem uma importância crescente em Portugal como uma questão de consciência ambiental no nosso país, dado que as ineficiências no uso da água são superiores a 240 milhões de m3/ano (com um valor económico próximo de 400 milhões de euros/ano), segundo o Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água. A resolução destas questões de qualidade e eficiência no ciclo predial da água que tornam relevante a existência da ANQIP, única associação do sector.'
Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais
A consultoria para o aproveitamento de águas pluviais, teve como objectivos analisar a viabilidade de reduzir os consumos de água através do aproveitamento das águas pluviais em sanitas, rega e lavagem dos espaços interiores e exteriores e avaliar a sua viabilidade económica com base no cálculo do período de retorno simples. Este estudo complementa outras medidas já adoptadas ao nível da monitorização dos consumos e fugas de água e da redução dos consumos através da instalação de equipamentos eficientes (ex. torneiras, autoclismos, etc.).
A consultoria assumiu a forma de um projecto, que foi submetido à aprovação da equipe de projecto que após análise e validação foi posteriormente integrado no projecto geral de hidráulica.
Esta consultoria inovadora permitiu reduzir substancialmente os custos de projecto inicialmente previstos pela equipe projectista e garantiu um período de retorno simples do investimento de 10 anos.
É ainda de salientar que o aproveitamento das águas pluviais foi encarado pela equipe do Norte 41º como uma proposta inovadora, assumindo assim essencialmente um carácter demonstrativo, prevendo-se durante a fase de uso a sua monitorização e comunicação aos ocupantes e visitantes pelos mesmos meios já referidos anteriormente.