Missão e Objectivos
N41º é um Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade da OASRN que tem por Missão promover projectos de investigação, formação, divulgação e debate sobre temas emergentes na prática profissional.
N41º tem também por missão gerir o processo de construção da nova sede da OASRN onde ficarão alojadas as suas futuras instalações.
Os objectivos centrais do projecto N41º são: promover a investigação sobre integração dos temas da criatividade e sustentabilidade na arquitectura; promover a formação sobre criatividade e sustentabilidade; promover a arquitectura enquanto indústria criativa; divulgação de exemplos de referência e boas práticas na arquitectura.
Porquê NORTE 41º (N41º)
O paralelo N41º cruza o globo em cidades fundamentais na história da arquitectura até à contemporaneidade, tal como o Porto que se alinha com cidades como Chicago, Nova Iorque, Barcelona, Roma, Istambul ou Tbilissi. Como forma de consolidação desta rede, o N41º contará com membros da Comissão Consultiva destas cidades.
Descrição do Projecto
Norte 41º pretende constituir-se como referência ao nível da reabilitação de imóveis com valor patrimonial, com a aplicação de técnicas que permitam conciliar os parâmetros exigidos de sustentabilidade e as exigências de respeito pela integridade patrimonial dos imóveis. Esta é uma abordagem inovadora na aplicação das recomendações de sustentabilidade ambiental ao nível do aproveitamento de águas pluviais e residuais, da eficiência energética decorrente da utilização de materiais, tecnologias e equipamentos de alto rendimento ao nível dos edifícios, da iluminação pública, da mobilidade e de melhoria do ambiente urbano. Essa característica inovadora permite-lhe dar resposta a um problema que se coloca hoje em dia ao nível da regeneração urbana, e cada vez com maior expressão no quadro da reabilitação do edificado dos centros urbanos mais antigos, que sofrem de sintomas de esvaziamento populacional e funcional.
Case Study
Apesar de já totalmente licenciado, a nova direcção da OASRN e o N41ºtomaram a iniciativa de rever o projecto das suas novas instalações, na Rua Álvares Cabral, 136-150, no âmbito das questões da sustentabilidade e da eficiência energética, com o objectivo de este servir como Projecto Demonstrador, capaz não apenas de obter uma performance compatível com a nova legislação, mas sobretudo para servir como Caso de Estudo de reflexão sobre regeneração urbana sustentável com elevado grau de replicabilidade em processos de reabilitação análogos.
Este será um Projecto-âncora de uma intervenção de regeneração urbana nesta rua novecentista do Porto, de enorme significado urbanístico e grande qualidade arquitectónica dos edifícios, que se encontra presentemente em processo de classificação, e consiste na reabilitação de dois desses edifícios, através de um projecto que resultou do programa e consurso de arquitectura lançado em 2004, de que resultou vencedor o atelier NPS arquitectos, de Rui Neto, Odete Pereira e Sérgio Silva.
No projecto da nova sede, podemos testar 3 situações distintas:
- Restauro: onde não é possível alterar os revestimentos nem pelo exterior, nem pelo interior;
- Renovação: onde pelo estado de degradação atingido no interior, é possível estudar a alteração dos revestimentos interiores;
- Ampliação com construção nova: onde é possível pensar soluções completas.