OASRN





74
SEGURANÇA NOS ESPAÇOS DE JOGO E RECREIO
WORKSHOP
13 MAR. 2010

OBJECTIVOS

Os Espaços de Jogo e Recreio (EJR ou parques infantis e recreios escolares) são espaços privilegiados de socialização, de aventura e de brincadeira, onde a actividade motora assume especial relevância. São espaços onde as crianças dão largas à sua imaginação, ensaiam e treinam comportamentos, em plena liberdade e confiança. Devem, por isso, ser espaços seguros, estimulantes e diversificados, sem ameaças ou armadilhas escondidas. Para tal, cabe aos adultos – políticos, autoridades, profissionais, técnicos - assegurar que estes são bem distribuídos, projectados, construídos e mantidos.
Neste workshop, para além da partilha de experiências, dificuldades e soluções na gestão de EJR, serão divulgadas as principais alterações nas normas e o seu impacto na qualidade dos EJR. Serão igualmente debatidas boas práticas de projecto e de gestão, independentes da lei, de forma a assegurar um bom equilíbrio entre os investimentos necessários de acordo com as normas técnicas e o resultado em termos de qualidade com impacto na saúde, na segurança e no bem estar das crianças, jovens e famílias que usufruem desses espaços de lazer e convívio.
Nos últimos anos, a APSI participou activamente na revisão das normas de segurança Europeias para Espaços de Jogo e Recreio, que foram publicadas em Maio de 2008.



PROGRAMA

• A Criança e o Espaço de Jogo e Recreio (EJR)
• EJR inclusivos e seguros – conceitos
• Acidentes e lesões em EJR – quais os maiores riscos?
• Enquadramento legal e normativo
• O papel das normas: uma abordagem pelo risco
• As normas e as principais alterações introduzidas em
2008
- Equipamentos, áreas de queda e superfícies de impacto
- Outros equipamentos utilizados em EJR
• Gestão de EJR – do projecto à manutenção,
inspecção e fiscalização



CERTIFICAÇÃO

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, o presente workshop equivale a 7 (sete) créditos de “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura”.



HORÁRIO
das 9h00 às 18h00

DURAÇÃO
7 horas

DESTINATÁRIOS

Arquitectos, Arquitectos-estagiários, construtores, gestores de estabelecimentos de ensino, fabricantes e representantes de equipamento e superfícies de impacto para espaços de jogo e recreio; técnicos de autarquias, das Direcções Regionais de Educação e de Segurança Social; delegados de saúde e médicos de saúde pública, técnicos de saúde ambiental, delegados de desporto, membros das equipas de saúde escolar e das comissões de fiscalização.



FORMADORES

Dra. Helena Cardoso de Menezes
Consultora e Formadora em Avaliação de Risco e Segurança Infantil
No âmbito da sua colaboração com a APSI, acompanha, desde 1994, os trabalhos de normalização de equipamentos para parques infantis a nível Europeu, tendo sido convidada a ser membro da ANEC (Associação Europeia de Consumidores para a Harmonização da Normalização), em representação da APSI, em 1995; desde 2000, representa a ANEC na Comissão Técnica de Normalização de equipamentos para Parques Infantis (CEN TC136/SC1); nessa Comissão, integrou a Task Force criada para a revisão das normas (2002-2005), é membro do painel de interpretação das normas e de vários grupos de trabalho (superfícies de impacto, EJR inclusivos,...). É Presidente da Comissão Técnica nacional CT166 - Espaços de jogo e recreio (que abrange também equipamentos desportivos e piscinas). É membro fundador do European Play Safety Forum, criado em 2002, e co-autora do Manifesto elaborado pelos fundadores desse Fórum, tornado público em Outubro de 2004, na Conferência “Child in the City”, em Londres. Coordenadora e Co-autora do estudo “Espaços de Jogo e Recreio, Estudo sobre a aplicação da Legislação”, publicado pelo Instituto do Consumidor em Março de 2005. Colabora com a APSI desde a sua fundação (1992). Foi membro da Direcção entre 1994 e Março 2007, ocupando sucessivamente o cargo de Tesoureira (1994-1995), de Secretária Geral (1996-2001) e de Presidente (2001-Março 2007). Actualmente é Presidente da Mesa da Assembleia Geral.



LOCAL
CIDADE DAS PROFISSÕES:
Rua das Flores, nº 152-158, 4050-263 Porto
Metro - Linha D - São Bento - Comboio - Porto - São Bento - Autocarro - 206, 400, 500, 900, 901, 906


PREÇO

160,00€ (valor isento de IVA, ao abrigo do art.º 9 do Código do IVA).

Por favor consulte o Regulamento de Funcionamento da Formação no menu "Outras Informações".



DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO
11 MAR. 2010

N.° LIMITE DE INSCRITOS
mín. 10 | máx. 16

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


MAPA


OUTRAS INFORMAÇÕES


 


Acções de formação em curso
Acções de formação em preparação
Acções de formação já realizadas
Bolsa de Formadores
Sugestões
informações gerais
procurar