222 Modelação 3D, rendering e visualização com 3DS Max 2014 (nÃvel1) Inscrições encerradas
Curso
31 Março, 2, 4, 7, 9, 11, 14 e 16 Abril 2014
OBJECTIVOS
Com o curso Modelação 3d, rendering e visualização com 3ds max 2014, o formando desenvolverá a representação tridimensional da arquitectura, com o recurso a ferramentas avançadas de modelação, aplicação de materiais e iluminação, atingindo o nível de aprendizagem suficiente para a concretização de imagens e vídeos foto-realistas. O formando terá as ferramentas indicadas para apresentar os seus projectos de arquitectura em 3d, de forma profissional.
Manual de Funcionamento da Formação da OA
Ficha técnica do curso
Ficha de inscrição
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
No final da formação, o formando deverá ser capaz de modelar um pequeno projecto de arquitectura com arranjos exteriores, colocar materiais e iluminar a respectiva cena no 3DS Max 2014 , a partir de desenhos 2D, em formato dwg, realizando no final do curso imagens foto-realistas exteriores e interiores, plantas em 3D com mobiliário e pequenos vídeos de apresentação.
PROGRAMA
Módulo 1: 4 horas
Navegação e "interface" gráfica Layout, barras de menus, personalização da interface Formas de selecção Comandos: move, rotate, scale, mirror, align, manage layers Importação e exportação de ficheiros: import, export, merge, file link manager Sistema de unidades units setup Criação e edição de formas 2D: shapes e splines Editable spline: vertex, segment, spline, refine, attach, fillet, chamfer, outline, trim, Boolean.
Módulo 2: 4 horas
Ferramentas de selecção II: Hide selected, hide unselectd, hide by name, hide by hit, unhide all. Criação de formas 3D: geometry, standard primitives, extended primitives Transformação e modificadores: Lathe, extrude, loft, Boolean, scatter, connect
Trabalhar com grupos: import, merge, group, ungroup, detach
Módulo 3: 4 horas
Projecto de arquitectura: Transformação de uma planta 2D em formato dwg para uma volumetria 3D. Inserção e edição de paredes, portas, janelas, pavimentos e coberturas Inserção e edição de terrenos e vegetação.
Módulo 4: 4 horas
Materiais de arquitectura: Editor de Materiais: materiais arch & design Biblioteca de materiais Autodesk material Texturização: inserção de mapas. Escala, rotação e deslocamento Texturas proceduais: pavimentos e outras texturas com repetição Tipos de mapeamentos: UVW map e mapscaler , mapeamento object vs world Efeitos de materiais: reflexo, brilho, transparência, relevo, auto -iluminação Alteração e edição do fundo (background)
Módulo 5: 4 horas
Configuração inicial do mental ray: Final Gather Iluminação natural: O sol daylight system com o mental ray, Estudo de insolação, geolocalização e hora do dia.
Iluminação Fotométrica: skyportal, free light e target light Configuração da intensidade e temperatura da luz Importação de ficheiros ies Controle da Exposição da luz
Módulo 6: 4 horas
Criação e manipulação de câmeras: Target e free Animação 3D: Configuração da timeline, auto-key, set-key, key frames, time configuration Animação de câmeras: path Animação de objectos: portas, janelas, TV e video Animação de iluminação e materiais, animações cíclicas
Módulo 7: 4 horas
Renderização para arquitectura: Configurações para renderização, Preparação da cena States e batch render
Janela de render do Final Gather Exportação para imagens com e sem transparência Exportação para formatos de vídeo Exportação para grandes formatos Gravação de configurações
AVALIAÇÃO
A avaliação é realizada ao longo do desenvolvimento de cada um dos módulos e diz respeito aos indicadores (comportamentais e técnicos), que o formador identifica como sendo os necessários para avaliar a prestação de cada formando.
De acordo com os critérios de avaliação definidos pelos formadores, serão emitidos os seguintes certificados: - um certificado comprovativo da frequência do curso aos formandos que não tenham cumprido os critérios de avaliação estabelecidos; - um certificado comprovativo de aprovação no curso aos formandos que tenham cumprido os critérios de avaliação estabelecidos.
HORÁRIO
das 18h30 Ã s 22h00
DURAÇÃO
28 horas
DESTINATÁRIOS
Arquitectos, Arquitectos estagiários, estudantes e designers.
Pré-requisitos para a frequência do curso: Computador pessoal com Sistema Operativo Windows
FORMADORES
Miguel Castro Carvalho Arquitecto (FAUP,1999). Formador e consultor desde 2002
LOCAL
UP! Unidade Empresarial de Paranhos: Rua do Tâmega , 4200-502 Porto
PREÇO
(valores isentos de IVA, ao abrigo do artigo 9º do Código do IVA)
Não membros: 400,00 € Membros efectivos OA: 270,00 € Membros OA em situação de desemprego* **, membros OA com redução de quotas, membros estagiários, estudantes* ** (10% desconto): 243,00 €
INSCRIÇÃO
Outros descontos (não acumuláveis):
10% de desconto para membros efectivos OA e outros técnicos que formalizem inscrição até ao dia 24 de Março; 15% de desconto para membros estagiários*, membros efectivos e não membros na inscrição em 3 acções de formação, ou mais, no mesmo ano civil. 25% de desconto para membros estagiários*, membros efectivos e não membros na inscrição em simultâneo nos cursos "Modelação 3D, rendering e visualização com 3DS Max 2014 (nível1)" e "Imagens foto realistas com Mental Ray".
* sobre o valor praticado para membros efectivos da OA ** deverá apresentar prova da situação de desemprego (declaração do Centro de Emprego) ou de estudante (cópia actualizada do cartão ou da inscrição).
Para proceder à inscrição no curso, envie-nos a ficha de inscrição preenchida (disponível do menu: "Formulário de inscrição") por correio electrónico para formacao.continua@oasrn.org, por fax para o n.º 222074259 ou por correio postal para a seguinte morada: R. D. Hugo, n.º 5/7, 4050-305 Porto.
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO
27 Março 2014
|